Se antes, ter um site significava gastar muito dinheiro e tempo, hoje, além de ser mais acessível financeiramente, você pode ter o domínio do seu endereço virtual nas suas mãos.
No mundo digital, ter um site é essencial para qualquer negócio. É a sua casa na internet, onde você pode apresentar a sua ideia de negócio, seus produtos e serviços, e se conectar com seus clientes.
Mas, não dá mais para ter qualquer site!
Vamos te ajudar a ter um site bem-feito e que funcione em 6 passos:
1. Plataforma: escolha muito bem antes de decidir onde desenvolver o seu site.
Se antes você precisava de um desenvolvedor para fazer toda a programação do seu site desde zero, agora, existem plataformas que oferecem modelos de sites para que você adapte a sua marca.
Somos parceiros do Wix, uma plataforma de criação de sites de excelente custo-benefício, ideal para quem deseja criar, gerenciar e ampliar sua presença online. Nela, você garante a hospedagem do seu site num só lugar, além de poder criar designs incríveis, com navegação responsiva e acessibilidade.
2. Identidade visual: Saber qual é a identidade visual é ter certeza da cara da sua empresa. A identidade é composta por elementos como logotipo, cores, tipografia e imagens. Ela deve ser consistente em todos os seus canais de comunicação e, no site, deve ser sustentada para que toda a sua mensagem seja passada de forma organizada, com harmonia e lógica. A identidade deixa tudo mais “gostoso” de ver.
A identidade visual é a primeira impressão que os clientes terão da sua empresa. É importante que ela seja bem-feita e que transmita a mensagem que você quer passar.
No site, a identidade visual pode ser aplicada em elementos como:
Logotipo: O logotipo é a imagem que representa a sua empresa. Ele deve ser memorável e fácil de identificar.
Cores: As cores podem ter um impacto significativo na percepção da sua marca. Escolha cores que combinem entre si e que transmitam a mensagem que você quer passar.
Tipografia: A tipografia é o tipo de letra usado no site. Ela deve ser legível e agradável de ler.
Imagens: As imagens podem ajudar a ilustrar a sua mensagem e a tornar o site mais atraente.
3. Posicionamento: O posicionamento é o que diferencia a sua empresa das outras. Saber o que vai fazer com que os clientes escolham a sua empresa em vez da concorrência. No site, o posicionamento deve ser claro e objetivo, de forma que o seu potencial cliente entenda logo de cara o que você oferece para além de produtos e serviços. Por que seu cliente escolhe você e não qualquer outro fornecedor?
Por exemplo, se a sua empresa é uma loja de roupas, o seu posicionamento pode ser "Moda com estilo e conforto". Ou, se a sua empresa é uma empresa de tecnologia, o seu posicionamento pode ser "Soluções inovadoras para empresas de todos os portes".
4. Descrição de produtos e serviços: A descrição dos seus produtos e serviços é fundamental e deve ser cuidadosa e informativa. Ela precisa destacar os benefícios que os seus produtos e serviços oferecem aos clientes e como acessá-los.
Sua empresa vende software de gestão empresarial, a descrição pode destacar como seu produto pode ajudar as empresas a aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a tomada de decisão.
5. Chamada de ação interessante: A chamada de ação é uma frase ou botão que convida o visitante do site a tomar uma atitude, como comprar um produto, assinar uma newsletter ou solicitar um orçamento. A chamada de ação deve ser bem direta e evitar muitas etapas até que o contato aconteça.
Se a sua empresa vende roupas, a chamada de ação pode ser "Compre agora e ganhe 10% de desconto". Ou, se a sua empresa é uma empresa de tecnologia, a chamada de ação pode ser "Solicite um orçamento gratuito".
6. Disponibilidade de contato: O site deve conter todas as informações necessárias para que os clientes possam entrar em contato com a sua empresa, como telefone, e-mail e endereço.
É importante que as informações de contato sejam fáceis de encontrar no site. O ideal é que elas estejam localizadas no rodapé de todas as páginas.
Dica extra:
Mas, para que as informações fiquem ainda mais objetivas, vale pensar muito bem na navegação do seu site. Qual é o caminho que o usuário precisa percorrer para acessar as informações? Se você for olhar o nosso site, você vai encontrar um modelo de navegação única, que segue o padrão de uso das redes sociais, assim, você não precisa clicar em um monte de páginas para descobrir a informação.
Você vai notar a nossa identidade visual logo de cara, assim como nosso posicionamento, a descrição dos nossos seviços, quem somos, os conteúdos de Blog e mídia. Na mesma página, você pode conhecer alguns dos nossos clientes e os nossos contatos. Para a navegação ser mais rápida, temos um menu superior que te direciona rapidamente para o que você quer saber.
Lembre-se que a experiência do usuário vai mudar a forma com que ele se relaciona com a sua empresa!
Você precisa de ajuda para criar um site incrível e que te ajude a vender mais?
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